sexta-feira, 6 de maio de 2011

Caravana da água

No mês de abril a respresentante Joseane Moura, Mestre em Engenharia civil e ambiental, Membro da COmissão Pró Selo UNICEF, particpou Caravana Ambiental para proteção das Águas em Santo Estêvão, onde o poder público municipal atrevés da SEDUC e SEOBS, com o Núcleo de Educação Ambiental municipal promoveu intercabio escolar e mobilização dos estudantes para a importancia da vegetação para a preservação dos recursos hídricos. Os alunos se surpreenderam com a diversidade de plantas nativas, muitas com nomes desconhecidos como o sabonete, outras que deu nome à comunidades do município, como o Trapiá. Para o plantio de mudas nas escolas e comunidades, foram selecionados padrinhos e madrianhas das mudas nas escolas, responsáveis pelo cuidado e acompanhamento do crescimento de cada muda.
 
A Caravana da água contribue para a conquista do 7º Objetivo
de Desenvolvimento do Milênio, na busca pelo Selo UNICEF


 Intergou nesta primeira etapa do projeto a Escolas Municipal Edvaldo Machado, selecionou 10 alunos para levar mudas para a Escola Municipal Marieta Pires de Cerqueira  que apadrinhou através de seus alunos mudas de Cajarana, Sibipiruna e Pau-Brasil, uma das espécies que despertou mais interesse dos alunos durante o projeto. Em seguida o grupo de alunos da Escola Edvaldo Machado se integrou com outros 10 alunos da Escola Marieta Pires para o apadrinhamento e plantio de dezenas de mudas em uma das principais nascentes do Riacho do Salgado que se encontra totalmente degradada. Foram plantadas mudas de Sabonte, Aroeira, Sibipiruna, Castanheira do Maranhão, Ipê Amarelo e Rocho, Ingá, Sabonete, Trabiá, Angico Vermelho, Oiti, Genipapo, Pau-Brasil dentre outras árvores nativas. Em seguida a caravana retornou para a Escola Edvaldo Machado, onde os integrantes da Caravana da Água plantaram mudas nativas na escola e assitiram à apresentações culturais, encerrando os trabalhos do período da manhã.

No retorno das atividades à tarde, envolveu os alunos da Escola Monsenhor Valdir, que acompanharam à Caravana até as Escola Neusa Maria Pires de Cerqueira, onde os alunos da escola os reberam com muita alegria, fizeram explanação sobre as discussões realizadas no Dia da Água pela escola e ouviram os integrantes da caravana, que falaram sobre a importancia da vegetação para a preservação da água, e entregou 10 mudas de árvores nativas para os eleitos padrinhos e madrinhas de cada espécie e acompanharam o plantio. Após, este trabalho, a caravana seguiu para a Escola Ailton José de Brito, que também fez o plantio de 10 mudas e acompanhará a Segunda etapa da Caravana que irá fazer plantio de mudas na Escola Monsenhor Valdir, escola enfrenta sérios problemas com formigueiros, desafio a ser vencido pela caravana e plantio de mudas nas nascentes da Conga.

Enfim, o trabalho foi muito válido e desperta a responsabilidade das crianças e jovens para a importancia preservação dos recursos hídricos e da vegetação, ao mesmo tempo em que firmam um compromisso com a manutenção dessas arvores que foram replantadas.
 
Confiram algumas fotos da Caravana da água:
 
 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário