O Governo Municipal, a Secretaria de Assistência Social, em conjunto com a comissão Pró Selo UNICEF, Conselho Tutelar e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), assumiram o compromisso no Dia Nacional de enfretamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente, de incentivar e mobilizar toda sociedade a participar desta luta.
Daniela Sacramento( Estagiária Serviço Social ), Joyce Santos ( Assistente Social CREAS)Viviane Silva ( Conselheira Tutelar), Elaine Costa ( Psicologa CREAS), Ludmilla Moraes (Articuladora municipal Selo UNICEF)
e Devson Queiroz (Conselheiro Tutelar).
e Devson Queiroz (Conselheiro Tutelar).
A omissão também é um crime, por isso caso saiba de uma situação de violência contra a infância e juventude,
DENUNCIE! DISQUE 100, sua identidade será mantida em sigilo, caso deseje.
As pessoas geralmente acham que abuso sexual é apenas quando alguém é estuprado ou que tem algo a ver com órgãos genitais. Mas isso é um engano! O abuso sexual é toda e qualquer ação que alguém se utiliza da criança e/ou do adolescente para sentir prazer sexual.
As pessoas que praticam essa violência, geralmente ao praticar o abuso sexual toca fisicamente a vítima, mas pode haver abuso sexual sem o toque físico, comportamentos como: propostas de relações sexuais, conversas com o intuito de despertar o interesse para a prática do sexo, mostrar imagens pornográficas (por exemplo: órgãos genitais masculinos e femininos na relação sexual). O abuso sexual por contato físico incluem desde carícias, manipulação da genitália, mama, ânus,
seios, nádegas, dentre outras partes do corpo, com a finalidade de estimulação sexual, até tentativas de relações sexuais, masturbação, sexo oral e penetração vaginal e anal.
seios, nádegas, dentre outras partes do corpo, com a finalidade de estimulação sexual, até tentativas de relações sexuais, masturbação, sexo oral e penetração vaginal e anal.
Romper com os pactos de silêncio que encobrem as situações de abuso sexual é uma das atitudes cruciais do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Denunciar é o primeiro e decisivo passo, sem a denúncia nada pode ser feito.
Comissão Pró Selo UNICEF juntamente com CREAS e Conselho Tutelar realizam ação no Centro de Abastecimento de sensibilização para que sejam realizadas denúncias sobre abusos e exploração sexual contra crianças
e adolescentes.
e adolescentes.