segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dia Nacional Contra Abuso e Exploração Sexual Infanto Juvenil

O Governo Municipal,  a Secretaria de Assistência  Social, em conjunto  com a comissão Pró Selo UNICEF, Conselho Tutelar e  o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), assumiram o compromisso no Dia Nacional  de  enfretamento ao  Abuso e Exploração  Sexual  Contra Criança e Adolescente,  de incentivar e mobilizar  toda  sociedade a participar desta luta.

Daniela Sacramento( Estagiária Serviço Social ), Joyce Santos ( Assistente Social CREAS)Viviane Silva ( Conselheira Tutelar), Elaine Costa ( Psicologa CREAS), Ludmilla Moraes (Articuladora municipal Selo UNICEF)
e Devson Queiroz (Conselheiro Tutelar).
A omissão também é um crime, por isso caso saiba de uma situação de violência contra a infância e juventude,
DENUNCIE! DISQUE 100, sua identidade será mantida em sigilo, caso deseje.
As pessoas geralmente acham que abuso sexual é apenas quando alguém é estuprado ou que tem algo a ver com órgãos genitais. Mas isso é um engano! O abuso sexual  é toda e qualquer ação que alguém se utiliza da criança e/ou do adolescente para sentir prazer sexual.


As pessoas que praticam essa violência,   geralmente ao praticar o abuso sexual  toca fisicamente a vítima, mas pode haver abuso sexual sem o toque físico, comportamentos como: propostas de relações sexuais, conversas com o intuito de despertar o interesse para a prática do sexo, mostrar imagens pornográficas  (por exemplo: órgãos genitais masculinos e femininos na relação sexual). O abuso sexual por contato físico incluem desde carícias, manipulação da genitália, mama, ânus,
seios, nádegas, dentre outras partes do corpo, com a finalidade de estimulação sexual, até tentativas de relações sexuais, masturbação, sexo oral e penetração vaginal e anal.
Romper com os pactos de silêncio que encobrem as situações de abuso sexual é uma das atitudes cruciais do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Denunciar é o primeiro e decisivo passo, sem a denúncia  nada pode ser feito.

       Comissão Pró Selo UNICEF juntamente com CREAS e Conselho Tutelar realizam ação no Centro de Abastecimento de sensibilização para que sejam realizadas denúncias sobre abusos e exploração sexual contra crianças
e adolescentes.

 
CONFIRAM AS FOTOS:







Luta Contra o Racismo

      No dia 13 de maio foi realizada ação foram distribuidos cartazes e planfetos sobre a campanha " Por uma Infância Sem Racismo".
     Foram distribuidos cartazes em todas as secretarias para que fossem anexados aos murais e panfletos para serem distribuidos oas usuários dos serviços.
    A distribuição ocorreu  em locais como: Hospital, Rodoviária, APAE, Restaurantes, SEDUC, SESAU, SEMAS, CRAS, PETI, PROJOVEM, entre outros.

 Confiram as fotos

 Mural SEDUC


 Atendimento Serviço Social SEMAS

Atendimento Bolsa Família

Mural CREAS

Selo UNICEF - Comissão Saúde Mental


   Foi realizada reunião com a equipe do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, com o objetivo de extender a rede de atendimento a crianças e adolescentes, incluindo tratamento alcool e drogas.




Equipe CAPS


   Estavam presentes diversos  representantes da rede socioassistencial do município assim como os técnicos do CAPS, que já identificaram que a demanda é crescente e necessita desta assistência. 
    Ficou acordado que será criada uma Comissão com integrantes, do CAPS, Comissão Pró Selo UNICEf, CREAS, Conselho Tutelar para estarem direcionando as discussões.



quinta-feira, 19 de maio de 2011

CREAS vai as comunidades & Selo UNICEF


No dia 28 de abril de 2011, ás 20:00h, a psicóloga do CREAS, Elaine Costa, esteve na Associação de Moradores da localidade do Alto do Porrão, com o objetivo de divulgação do trabalho e atividades realizadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS, conforme projeto "CREAS VAI AS COMUNIDADES" que objetiva ações nas comunidades do município de Santo Estêvão, e que entre outros temas discutidos, está a violência doméstica. Nesta ocasião também foi informado e distribuido Folder a comunidade sobre SELO UNICEF, suas ações e temáticas voltadas para melhoria das condições de vida da infância e juventude, assim como promoção e acessibilidade a Políticas Públicas.

Elaine Costa - Psicologa do CREAS

 
Comunidade Alto do Porrão