quinta-feira, 24 de março de 2011

Reunião Comissão Pró Selo UNICEF

No último dia 23 ocorreu mais uma reunião da Comissão Pró Selo UNICEF, que teve a participação das Coordenadoras do CRAS I, Rita Silvia, o CRAS do Sitio do Aragão, Rosemeire, Gomes e representando o CREAS a estágiaria Flor.
A reunião teve como objetivo criar ações conjuntas aos equipamentos  públicos para discutir a possibilidade de se trabalhar as temáticas desenvolvidas pelo Selo UNICEF  nos grupos socioeducativos. 

 Viviane Silva (Conselho Tutelar), Laudeci Barbosa (CMAS), 
Ivanice (CMDCA), Ludmilla Moraes (Articuladora Municipal)

 Rosemeire ( CRAS Sitio do Aragão), Flor ( Estagiaáia CREAS), Rita Silvia (CRAS I)

 Daniela ( Estagiária CMAS), Marina (Representante SEMAS)

As coordenadoras abraçaram a ideia e já agendaram uma reunião para o dia 7 de abril com as técnicas para que sejam criados com elas estratégias de como trabalhadar estas temáticas dentro dos grupos.

Audiência Pública

No dia 18 de março, a Articuladora Municipal Ludmilla Moraes, participou da Audiência Pública, realizada pelo Juiz José Brandão, no Fórum Municipal, para discutir questões referentes a viôlencia na escola.
O Juiz informou aos presentes, que hoje, as ocorrências  registradas na delegacia  do municipio sobre casos de violência escolar ultrapassa os índices registrados de drogas.  
Afirmou que será publicada a partir de abril, uma portaria que ira combater o Bulliyng, o Cyber Bullying e a "Vadiagem "na porta das escolas.
Estavam também presentes na reunião o Prefeito Rogério Costa, o Secretário de Assistência Social o Srº Romulo de Cerqueira, o Secretário de Educação o Srº Gesael, o Vereador o Srº Luciano, a Coordenadora do CREAS Patricia Figueiredo, assim como professores e diretores das escolas que contribuiram de forma brilhante com seus depoimentos confirmando os fatos que tem ocorrido nas escolas, principalmente sobre a "Vadiagem".

 Rômulo de Cerqueira, Luciano, José Brandão, Rogério Costa, Gesael





O Bullying é um termo em inglês  utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo.

O Cyberbullying possui a mesma descrição do bullying, mas,  envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudica.

A "Vadiagem" na porta das escolas foi descrita pelo Juiz, sobre atitudes de indivíduos que não possuem nenhum vínculo com as escolas e permanecem na frente das instituição. Essa medida esta sendo tomada baseada nas denúncias de aliciamento de crianças e adolescentes e o incentivo a drogas e alccol que tem ocorrido permanentemente.


Projeto "Bem querer Mulher"

No último dia 14 o Governo Municipal de Santo Estêvão promoveu um dia de homenagens para o " DIA INTERNACIONAL DA MULHER", inciou-se com uma caminhada por lugares estratégicos para chamar atenção de todos os cidadãos para esta data tão importante.
Foram distribuidas algumas blusas, foram colocadas faixas pelo percusso da caminha, tocou fogos para chamar atenção da comunidade para o evento, colococamos fanfarra e um carro de som com uma locutora trazendo o histórico das conquistas das mulheres, dados sobre educação, saúde e violencia.













O dia de Homenagem foi nomeada como "Bem querer Mulher" e além da caminhada, teve na Praça 7 de Setembro um dia de atividades com vários stands assim como de beleza, saúde, educação física e principalmente a exposição de trabalhos artesanais produzidos pelas mulheres empreendedoras do município de várias Associações.























IV Video Conferência

    No ultimo dia 15,  Viviane Silva e Marina Cerqueira representantes da Comissão Pró Selo UNIEF participaram da Video conferencia na Direc em Feira de Santana. A abertura do evento foi feito por Ruy Pavan, coordenador do escritório do UNICEF em Salvador, e Iara Farias, articuladora estadual do Pacto do Semiárido.
     A pauta do encontro virtual prevê temas como a campanha do UNICEF “Por uma Infância sem Racismo” com obejetiv de alertar sobre o impacto do racismo na vida de milhares de criança e adolescentes, e a importância do respeito à igualdade étnico-racial desde os primeiros anos de vida, estratégias de enfrentamento da exploração do trabalho infantil com a campanha "Erradicação do trabalho infantil" e o cronograma de atividades do Selo UNICEF em 2011.  

 

“Essa é mais uma oportunidade de troca de experiências, reciclagem e formação de atores sociais dos municípios. Vamos abordar conteúdos fundamentais para a garantia dos direitos de cada criança e cada adolescente do Semiárido, especialmente daqueles em situação de maior vulnerabilidade. Uma oportunidade de debater novos temas e aprofundar questões levantadas em encontros presenciais do Selo. O sistema de videoconferência da Secretaria da Educação vai permitir uma maior participação em cada um dos pólos de transmissão do Estado”, diz Vilma Cabral, coordenadora do Selo UNICEF na Bahia.


Divulgação da agenda do Selo Unicef para 2011:
  • Oficina de participação sócia;
  • Reunião de acompanhamento e articulação com prefeitos e secretários;
  • Duas vídeo conferências para o fortalecimento das políticas publica locais;
  • Oficina de participação com adolescentes;
  •      Oficina preparatória para a avaliação do selo do foro 2010 e organização do forum 2012.




Reunião Comissão Pró Selo

No dia 24 de Fevereiro de 2011, foi realizada mais uma reunião da Comissão Pró Selo, nesta reunião foram discutidos as principais ações a serem tomadas em 2011, sendo possível estabelecer um plano de ação para a comissão.
Foi deliberado que na próxima reuniao que foi agendada para o dia 23 de março, serão convidadas as coordenadoras dos equipamentos públicos e projetos desenvolvidos no municipio para que juntas com a Comissão Pró Selo seja desenvolvida estratégias para trabalho das temáticas do Selo UNICEF nos grupos socioeducativos.




Confiram o Plano de Ação 2011

Objetivo:
Estabelecer ações que contribuam com a articulação entre as políticas e a mobilização da comunidade em busca do reconhecimento do Selo UNICEF Município Aprovado.
Ações:
- Participar junto a SEDUC da efetivação da portaria de implementação da Agenda 21 e COMVIDA;
- Articular parceria com associações para realização de palestras;
- Realizar ações conjuntas com Conselho Tutelar na divulgação da busca pelo Selo em jornais e rádios locais;
- Realizar reunião com diretores de escolas explorando temáticas como: educação contextualizada, esporte inclusivo nas escolas, infância sem racismo e enfretamento ao trabalho infantil;
- Realizar parceria com APAE para expansão projeto de reciclagem;
- Divulgar a busca pelo Selo UNICEF através de cartazes, panfletos;
- Mobilizar a vinda do “Ação Global” para o município;
- Organizar o dia do esporte inclusivo;
- Realizar parceria com equipamentos públicos, na perspectiva de incluir nos grupos socioeducativos as temáticas discutidas pelo Selo UNICEF ou as 8 ODM;
- Monitorar as ações estabelecidas no 1° Fórum Comunitário;

Articulação com Educação


A Articuladora Municipal Ludmilla Moraes participou da reunião do Conselho Municipal de Educação do municipio de Santo Estevão fazia parte dese conselho o
Secretário de Educação o Sr° Gesael Ferreira.
A participação nesta reunião teve como objetivo articular ações com a educação através de participação na jornada pedagogica, reuniões com diretores e professores entre outras.

Plano Municipal e Ação

No dia 12 de janeiro de 2011, foi entregue as Secretarias de Assistencia Social, de Saúde, Educação e de Obras Públicas e Meio Ambiente, relatório constando o Plano de Ação Municipal construido no 1° Fórum Comunitário com
o objetivo de divulgar as ações criadas.


O Plano Municipal de Ação foi fruto da analise
das condições de vida de suas crianças e adolescentes para que de acordo com esta realidade
fosse possível sugerir ações que garantam os direitos ,
da infância e da adolescência.
Foi um espaço disponibilizado para potencializar o diálogo,  incentivar e qualificar a participação
social e para fortalecer o compromisso de diversos atores com a garantia dos
direitos de crianças e adolescentes —
gestores públicos, técnicos,
organizações da sociedade, comunicadores,
 empresários, adolescentes,
jovens, famílias e comunidades.
Diante disso que foi possível criar nos grupos
de trabalho uma Plano Municipal de Ação

rico e produtivo.

terça-feira, 22 de março de 2011

Video Conferência

    No dia 6 de dezembro de 2010 aconteceu na Direc em Feira de Santana, a Video Conferência : "Dicas para o fortalecimento da participação social e das políticas públicas". 

 
    Foi um espçao que oportunizou  discussão de estratégias para implementação das ações vinculadas aos temas de 

Educação para a Convivência com o Semiárido, 
Cultura e Identidade e Esporte e 
Cidadania

Que são as temáticas integrantes do Eixo de Participação Social. 
Participaram deste evento a Articuladora Municipal Ludmilla Moraes e a Representate da Educação Sidnea Bonfim.

Dia Internacional de luta contra a Aids



O dia 1º de dezembro é o Dia Internaciol de Luta contra o HIV/AIDS., a data foi escolhida mundialmente para representar a luta contra a Aids e reforçar a solidariedade aos portadores da doença. A data vigora no Brasil desde 1988. 
    Dados do Boletim Epidemiológico Aids 2010 reforçam tendência de queda na incidência de casos de aids em crianças menores de cinco anos. Comparando-se os anos de 1999 e 2009, a redução chegou a 44,4%. O resultado confirma a eficácia da política de redução da transmissão vertical do HIV (da mãe para o bebê).
  

     Por conta disso a Comissão Pró Selo juntamente com o Governo Municipal realizou no dia 1º de dezembro de 2010, uma caminhada pela cidade com objetivo de reforçar a luta contra esta doença. Foram envolvidos todos os segmentos da sociedade e poder público, Conselho Tutelar, secreatria de assistencia social, de saúde e educação assim como seus profissionais, escolas municipais e estudais que levaram para rua cartazes de sensibilização, participaram também os jovens do PROJOVEM adolescente e APAE formando uma enorme corrente de mobilização.




 






   Secretário de Assistência Social Romulo de Cerqueira,
Articuladora Municipal Ludmilla Moraes,
Prefeito Rogerio Costa
Secretária de Saúde Orlandina